CH2 – Edifício Verde Australiano
O CH2 (Council House 2) foi concebido de forma a reflectir um sistema ecológico a favor do planeta, possuindo um complexo de sistemas e componentes interligados.
O foco principal na concepção do CH2 foi obter uma harmonia com os padrões climáticos e meteorológicos de Melbourne. Um ecossistema responde ao seu ambiente, por esta razão sua capacidade de se adaptar para aproveitar a evolução das condições meteorológicas contribui significativamente ao seu sucesso.
crédito: Melbourn CH2
Melbourne é bem conhecida pelas suas “quatro estações em um dia”. Esta mudança climática pode ser vista como um problema, mas no caso do CH2 era visto como uma oportunidade para projectar o edifício em torno do conceito de armazenamento de energia. O edifício leva em conta estas mudanças, por isso, funciona em dois modos sazonal (Inverno e Verão), bem como no modo dia e noite.
crédito: Melbourn CH2 |
Alguns dos seus principais detalhes de funcionamento, estão descritos a seguir.
- CH2 gera sua própria energia
-Micro-Turbina: Cogeração (produção simultânea de energia térmica e energia mecânica a partir de uma única fonte );
-Energia Solar: Células Fotovoltáicas;
-Turbinas Eólicas;
-Elevadores (através do sistema de travões);
-Aquecimento Térmico da água.
- Armazenamento da água
-Reciclagem da água e esgoto;
-Aproveitamento da água das chuvas;
-Reutilização da água em casos de incêndio;
-Sistema vertical de regas para os jardins;
-Torres de duches exteriores e resfriamento.
crédito: Melbourn CH2 |
- Luzes Naturais
Suas persianas em madeira movem-se conforme a intensidade da luz, de forma a maximizar a penetração da luz natural no interior do edifício, reduzindo a necessidade de iluminação artificial.
- Sistema de Arrefecimento
Um aspecto essencial na concepção deste edifício foi a forma de arrefecer o espaço. Mesmo em Melbourne com inverno rigoroso e frio, ainda é necessário. O calor é gerado a partir das pessoas, luzes, computadores, entre outros equipamentos e fontes.
-Arrefecimento Radiante: uma temperatura confortável é alcançada principalmente pelo resfriamento radiante (espaço ao redor);
-Massa Térmica e Recuperação Nocturna: À noite, quando a temperatura exterior desce abaixo dos limites internos, as janelas abrem-se automaticamente, efectuando a mudança do ar;
– Painéis de tecto refrigerados e PCM (Phase Change Material ou a letra Materiais para Mudança de Fase): Os painéis são refrigerados a água, fornecidos por três grandes reservatórios na cave do edifício. Cada reservatório contém cerca de 10000 pequenas bolas de aço inoxidável preenchidos com PCM’s (substância que congela a 16ºC) de forma a manter a temperatura da água por um longo período;
– Torres de Duche: Localizada na fachada sul do edifício, o CH2 é composto por cinco torres de duche envolto em um tecido leve e durável, com 13 metros de altura e 1,4 metros de diâmetro, em seu interior o duche de água induz a circulação e refrigeração do ar. O subsequente processo de resfriamento, esfria tanto o ar como a água.
- Sistema de Aquecimento
O ar circula através do piso, onde a temperatura ronda em torno de 20ºC, isto proporciona uma base de fácil controlo ambiental, que completa-se pelo resfriamento ou aquecimento adicional através de painéis de tecto (hidro térmico).
O edifício CH2 funciona como um ecossistema, aproveitando o calor, frio, energia e água, criando um ambiente harmonioso. O edifício ficou totalmente operacional e ocupado nos finais de 2006.
Localização: Melbourn – Austrália
Coordenadas: 37°48’50.86″S , 144°57’59.94″L
Uma resposta
Esse edificio realmente é nota 10. Um exemplo pro resto do mundo. Super bem elaborado.