Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Hábitos Sustentáveis que Melhoram a Qualidade de Vida

Reciclar Sustentável - hábitos sustentáveis que melhoram a qualidade de vida

Existem muitas razões para termos hábitos sustentáveis que melhoram a qualidade de vida, sendo que cada pessoa poderá ter uma razão diferente para seguir. Algumas pessoas estão tentando reduzir despesas e poupar dinheiro, outras em diminuir sua pegada ecológica ou até mesmo para adotarem esta forma de viver para ter uma vida mais saudável. Seja qual for a forma escolhida, precisamos começar em algum ponto e depois irmos aperfeiçoando ou descobrindo novos métodos de forma gradual.

Se você estiver pensando, embora “traga meus sacos/sacolas reutilizáveis” ou “use uma escova de dentes de bambu”, sejam bons hábitos sustentáveis para começar, e acha que suas contribuições individuais não irão fazer diferença, pense novamente. Erin Levine, profissional certificada em compostagem e gerente de recuperação de recursos da World Centric, uma empresa de louças compostáveis, disse: “Se todos estivessem fazendo a mesma coisa, por exemplo recusando palhinha/canudos de plástico, imagine a diferença que faria. As ações fazem a diferença.”

Acredite, esteja você aprendendo como reciclar, evitando de comer carne uma vez por semana, aproveitando copos e outros recipientes, você estará fazendo a diferença, pois toda e qualquer mudança que você fizer serão hábitos sustentáveis que melhoram a qualidade de vida de para ti e de quem está próximo, principalmente estará contribuindo muito para um planeta melhor e mais saudável.

Há muitos caminhos para começar sua jornada nos hábitos sustentáveis que melhoram a qualidade de vida e eu sei que você está aqui porque quer fazer a diferença e está pronto para mudar o mundo para melhor. Descubra algumas das boas formas de se iniciar ou adquirir mais conhecimento por uma forma de vida mais sustentável e saudável.

Tópicos do Artigo: Hábitos sustentáveis que melhoram a qualidade de vida

  1. Deslocamento e Transportes como Hábitos Sustentáveis
    • Caminhar ou Utilizar Transportes Alternativos
    • Voe Menos, Esteja Mais em Terra!
  2. Consumo de Água e Eletricidade
    • Utilize a Água de Forma Responsável
    • Economize Energia Elétrica
  3. Compras e Consumo
    • Compras Locais ou Orgânicas
    • Evite Produtos que Ameaçam a Natureza
    • Escolha Produtos de Higiene e Limpeza Ecológicos
    • Compras por Impulso, Evite!
    • Cultivar no Jardim ou em Casa
    • Experimente uma Dieta Baseada em Vegetais
  4. Uso Sustentável da Tecnologia
    • Suportes Digitais de Comunicação
    • Reduzir, Reutilizar, Reciclar
  5. Passe seu Conhecimento e Eduque Outros

Deslocamento e Transportes como Hábitos Sustentáveis

Transportes - hábitos sustentáveis que melhoram a qualidade de vida
Foto de Gül Işık

Caminhar ou Utilizar Transportes Alternativos

A maioria dos transportes contribuem significativamente para as emissões de gases poluentes e outros materiais utilizados na sua fabricação e manutenção, pelo que é essencial optarmos por alternativas mais ecológicas. Por exemplo, por que não caminhar, andar de bicicleta, trotineta ou usar transporte público em vez de usar o carro para viagens curtas? Você reduzirá sua pegada ecológica e desfrutará de algum exercício e ar fresco, tendo assim hábitos sustentáveis que melhoram a qualidade de vida para si e para o meio ambiente.

Voe Menos, Esteja Mais em Terra!

Embora com a evolução os aviões estejam a se tornar mais eficientes em termos consumo de combustível, ainda precisamos de mais regulamentações a nível global no que toca a emissão e manutenção dos aviões. Tenha sempre em consideração com alternativa a utilização de comboios/trens, autocarros/ ónibus para viagens curtas ou mesmo reuniões virtuais. E em última circunstância se você precisar realmente voar por causa da distância ou do tempo, confira os programas de compensação de carbono que possam equilibrar suas emissões. Vamos voar de forma mais inteligente e ecológica!

Consumo de Água e Eletricidade – Hábitos Sustentáveis e Qualidade de Vida

Energia - hábitos sustentáveis que melhoram a qualidade de vida
Foto de Marianne Rixhon

Utilize a Água de Forma Responsável

A água é um recurso precioso, por isso comece a conservá-la sempre que possível. Tome banhos mais curtos e rápidos, faça sempre a reparação de fugas de água ou melhoramento em seu sistema hidráulico ajudando assim a reduzir significativamente o consumo de água e preservar este recurso valioso.

Economize Energia Elétrica

A energia elétrica é um dos grandes vilões no orçamento familiar, tendo alguns cuidados pode evitar grandes gastos e desperdícios de energia.

Ao longo da evolução na forma como produzimos energia elétrica, temos vindo a melhorar na sua vertente ambiental, mas ainda estamos muito distantes de produzirmos energia elétrica limpa e sustentável.

Evite esquecer carregadores conectados a tomada ou deixar equipamentos ligados em “modo de descanso/ Stand by”, existem tomadas com interruptores, se possível adquira e desligue os equipamentos de que não necessita de utilizá-los por um longo período de tempo, por mais que possa não parecer eles estão a consumir eletricidade.

As lâmpadas de led são as tecnologias do momento no que toca a iluminação, são extremamente económicas e eficazes. Em termos de custo, seus preços reduziram imenso face a qualidade e economia que estas proporcionam, ajudam muito na redução do consumo da energia elétrica, obviamente uma economia para seu bolso e também para o planeta.

Leve sempre em conta a manutenção de equipamento como: frigoríficos (borrachas, longe de locais quentes ou com luz solar), ar-condicionado (sempre limpos e sem vazamento), aquecedores, entre muitos outros equipamentos, isso sempre leva que o equipamento a trabalhar com mais esforço, causando o aquecimento do motor(se for o caso) e consumindo mais energia elétrica.

Compras e Consumos – Hábitos Sustentáveis e Qualidade de Vida

Compras - hábitos sustentáveis que melhoram a qualidade de vida
Foto de Cottonbro Studio

Compras Locais ou Orgânicas

Ao fazer compras de produtos locais e ou orgânicos só haverá vantagens em todos os sentidos: você acaba por apoiar as empresas locais, e reduzir sua pegada ecológica, pois o transporte dos produtos será menor e será necessário menos suporte para sua preservação, tipo arcas frigoríficas, etc.

Além disso, os produtos cultivados localmente são muitas vezes o resultado de práticas agrícolas mais sustentáveis, o que significa conter menos produtos químicos nocivos e maior biodiversidade, adquirindo assim hábitos sustentáveis que melhoram a qualidade de vida para si e para o meio ambiente.

Evite Produtos que Ameaçam a Natureza

Ao evitar adquirir produtos que ameaçam a natureza, mesmo que estes sejam legalizados, como peles/couro de animais, madeiras proveniente de formas não sustentáveis, produtos alimentícios que utilizam como matéria-prima produtos extraídos de forma pouco ecológica quando aplicados (exemplo o óleo de palma), pedras e outros minerais que levam a destruição de montanhas e muitas outras áreas preservadas, ao evitar, você não só estará a preservar a vida de um ecossistema como um todo, como estará a poupar dinheiro e a manter seu ambiente mais leve e harmonioso. Opte sempre por produtos produzidos de forma transparente e sustentável.

Escolha Produtos de Higiene e Limpeza Ecológicos

No que toca à higiene e limpeza as embalagens dos produtos constituem uma parte significativa dos resíduos plásticos produzidos e que podem conter substâncias que prejudicam a saúde humana e a do planeta.

Sempre que for comprar estes produtos, escolha sempre embalagens recicladas e produtos concebidos de forma biodegrável e ecológica. Existem muitas marcas atualmente no mercado dos produtos higiénicos que tem essa preocupação com o meio ambiente.

Faça escolhas inteligentes e opte sempre por produtos menos agressivos e amigos do ambiente, isso fará uma grande diferença em sua vida e na do planeta.

Compras por Impulso, Evite!

Esta dica vai te ajudar a poupar dinheiro e manter sua vida mais leve e organizada, obviamente será outra forma de ter hábitos sustentáveis que melhoram a qualidade de vida tanto para si como para o planeta.

Antes de sair às compras, faça um lista dos produtos e quantidade que necessita, de preferência vá alimentado, isso também evita cair em tentações de produtos alimentícios que não necessita.

Sempre que ver promoções de algo não essencial, questione-se “ eu preciso deste produto neste momento?”, uma dica pessoal que dou, volte para casa sem adquirir o produto, isso irá fazer com que o “calor e impulso” do momento passe e depois reavalie se necessita mesmo, se esta promoção não acabar no dia, espere um pouco mais e só então tome a decisão. Geralmente quando precisamos de algo, seja um eletrodoméstico, uma roupa, ou outro bem, nós iremos planear com algum tempo de antecedência e incluir na nossa lista.

Agindo desta forma você não irá comprometer a sua saúde financeira (se for o caso) e levar o desperdício, fazendo com sua vida funcione com mais racionalidade e fazendo compras com sabedoria!

Cultivar no Jardim ou em Casa

Se você tiver um quintal, uma varanda ou até mesmo um pequeno espaço na cozinha poderá fazer uma mini-horta. Poupando assim idas ao mercado e dando mais sabor a suas refeições.

Pense no sabor das ervas aromática acabadas de colher e dando sabor aos seus alimentos, nos morangos, laranjas ou até limões, há uma diversidade de legumes e frutos que podem ser cultivados em casa dando um ar agradável e cheio de vida a seu espaço.

Experimente uma Dieta Baseada em Vegetais

Você sabia que a indústria alimentar a nível mundial é responsável por um terço de todos os gases emitidos pela atividade humana com efeito no meio ambiente, com a produção de carne e de animais para abate acaba-se por gerar cerca de 60% destas emissões nocivas para o clima do planeta – segundo estudo publicado na revista científica “Nature Food”.

Para cada 1 quilo de carne, são necessários 15.500 litros de água e são emitidos 16 quilos dióxido de carbono para a atmosfera – dados da Associação Portuguesa de Nutrição.

A produção de carnes vem de grandes fazendas e outros meios que envolvem a agropecuária que com sua expansão é uma das causas do desmatamento e poluição das águas, não podemos esquecer que o consumo sem controlo de peixes também é um grande responsável pelo colapso da biodiversidade dos oceanos.

Tendo em conta o que foi escrito, privilegie o consumo de refeições a base de vegetais ou produtos veganos, mesmo que seja uma vezes por semana em seu dia, se possível mais de uma vez na semana, você irá descobrir receitas novas e saborosas expandindo seus horizontes culinários, principalmente melhorando sua saúde, ajudando na proteção do meio ambiente e reduzindo desta forma sua pegada ecológica.

Uso Sustentável da Tecnologia e Qualidade de Vida

Reciclagem - hábitos sustentáveis que melhoram a qualidade de vida
Foto de SHVETS production

Suportes Digitais de Comunicação

Quando fizer subscrições de serviços de empresas como água, luz, banco, comunicações entre muitos outras, pergunte ou opte por receber as contas e outras comunicações por suportes digitais, seja ele sms e e-mail. Aqui estará a fazer uma grande diferença, pois irá reduzir as emissões de gases dos transportes, gasto de eletricidade ou na produção de papel.

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

São 3 palavras muito simples, ao mesmo tempo muito importantes que quando aplicadas fazem uma grande diferença, então lembre-se sempre dos 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, estas palavras estão classificadas em ordem de importância, mas há várias etapas que devemos considerar antes de reciclar.

Reduzir a quantidade que consumimos e optar pelo consumo de produtos e serviços sustentáveis e bem concebidos é o primeiro passo. O próximo passo é encontrar usos construtivos para materiais residuais. Se estiver avariado, conserte, não substitua!, muitas vezes a quantidade de energia despendida e materiais utilizados na produção de um produto novo não justifica sua troca, pense sempre na embalagem e evite comprar produtos embalados, lembre-se que deitar detritos para o lixo comum deve ser a última das últimas opções, tanto que nem aparece nesta lista.

Através destes três princípios você verá o lixo do aterro diminuir consideravelmente. Se não tiver como reutilizar, descarte no ecoponto próprio ou entregue em algum lugar próprio que faça sua reciclagem. Ainda não menos importante, se tiver condições faça uma composteira e aproveite os restos de alimentos, cascas, entre outros lixos orgânicos para alimentar suas plantas depois de composta.

Deixo aqui mais um outro bom exemplo que é chegar ao ponto de pensar antes de adquirir um produto e evitar que precise reciclar, não compre uma garrafa plástica de água para depois descartar, compre um recipiente reutilizável e encha sua garrafa sempre que necessário.

Passe seu Conhecimento e Eduque Outros

Educar outras pessoas sobre a importância da sustentabilidade é essencial. Ao partilhar o seu conhecimento e encorajar outras pessoas a fazerem mudanças sustentáveis no estilo de vida, pode criar um efeito cascata e inspirar mudanças positivas no mundo.

Em última análise, devemos adotar hábitos sustentáveis para moldar o futuro do nosso planeta. Nossas ações individuais, embora pequenas, têm um impacto profundo quando multiplicadas. Ao fazermos escolhas sustentáveis, conservamos recursos, combatemos as alterações climáticas e protegemos as gerações futuras.

Fontes:
Foto de Capa por: Anna Shvets

Gostou? Compartilhe!

Também pode gostar
Hábitos Sustentáveis que Melhoram a Qualidade de Vida

Hábitos Sustentáveis que Melhoram a Qualidade de Vida

Existem muitas razões para termos hábitos sustentáveis que melhoram a qualidade de vida, sendo que cada pessoa poderá ter uma razão diferente para seguir. Algumas pessoas estão tentando reduzir despesas

Como a Tecnologia Ajuda o Meio Ambiente

Como a Tecnologia Ajuda o Meio Ambiente

Com a nossa evolução temos prejudicado imenso o meio ambiente!, saiba como a tecnologia ajuda o meio ambiente. Em uma época em que as mudanças climáticas, a superpopulação e a

Blockchain – Conceito e Definição

Blockchain – Conceito e Definição

O que é Blockchain? Blockchain (em tradução literal: Corrente/Cadeia de Blocos) é uma Base de Dados ou banco de dados distribuído que é compartilhado entre os nós de uma rede

O que achou? Comente:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.