Nos dias de hoje, os resíduos sólidos e urbanos produzem-se cada vez mais. Isto traz sérios problemas ao meio ambiente e à nossa vida em sociedade, sendo de extrema importância a adoção dos Três R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Atualmente as lixeiras usam-se menos (felizmente), e tem sido substituídas pela reciclagem e incineração. Este processo por sua vez tem um aproveitamento energético, mas contrariamente também produz muita poluição.
A reciclagem constitui o último dos Três R’s, porque faz a transformação do lixo em materiais úteis à vida quotidiana e porque facilita muito ao bem-estar das pessoas.
Isso já na maioria dos países, os caixotes de lixo, antes espalhados por todo o lado, exalavam um cheiro incomodativo e, por vezes notável à distância e agora já estão a ser adicionados ao seu lado contentores de Recicláveis, ecopontos.
Se você ainda não ouviu falar sobre algo chamado “hierarquia dos resíduos”, pode estar a se perguntar o que isso significa. É a ordem de prioridade das ações para reduzir a quantidade de resíduos gerados, melhorar os processos e programas globais de gestão de resíduos.
São comummente chamados de “Três R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar” da gestão de resíduos. Esta hierarquia das três palavras estão classificadas em ordem de importância de resíduos é a orientação sugerida para a criação de uma vida sustentável.
Eles conservam recursos naturais, espaço em aterros e energia. Economizam dinheiro e poupam grandes áreas que seriam utilizadas para descarte de resíduos em aterros sanitários. A criação de um novo aterro tornou-se difícil e mais cara devido às regulamentações ambientais e à oposição pública.
Você pode estar a se perguntar, como incorporar esses princípios em minha vida diária, criando hábitos que melhoram a qualidade de vida.
Estes hábitos não são difíceis de se aplicar no seu dia a dia, tudo o que você precisa fazer é uma pequena mudança no seu modo diário de viver para reduzir o desperdício, fazendo com que menos quantidade de resíduos vá para o aterro e que podendo desta forma reduzir a sua pegada ecológica.
Ao recusar comprar itens desnecessários, reutilizá-los mais de uma vez e descartar aqueles que não estão mais em uso, em centros apropriados de reciclagem, você contribui para uma vida e um planeta mais saudável.
Primeiro ‘R’ dos Três R’s: REDUZIR, Reutilizar e Reciclar
Não há muito segredo neste primeiro passo que é Reduzir o consumo do que é produzido. É um conceito fácil de perceber, se reduzimos o consumo, há menos resíduos para reutilizar ou reciclar.
Então comece por fazer uma avaliação do que realmente necessita e qual a finalidade de uso que este produto terá.
A seguir apresento alguma dicas que se ainda não as conhece, poderão guiar-te neste processo de aprendizagem, agregando conhecimento para uma melhor qualidade de vida para si e para o planeta.
Prepare-se antes de ir as compras
As compras de mercado são um dos grandes vilões para o meio ambiente e para seu bolso, principalmente aquelas compras de que não necessitamos.
Antes de sair para fazer as compras, lembre-se dos “Três R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, aconselho-te a criar uma lista das compras de mercado, se possível, faça uma compra mensal com tudo que necessitas para o mês.
Ao fazer uma compra mensal você evita a produção de resíduos extras e despesas de transporte ao ter de ir várias vezes as compras, consequentemente evita a poluição do ambiente por combustíveis, óleos, gases e outros resíduos.
Alimente-se antes de ir as compras, isso para além de evitar que compre por impulso um alimento desnecessário, faz com que poupe dinheiro e recursos
Escolha e pesquisa antecipada dos produtos
Escolha produtos em quantidades maiores em uma única embalagem, isso evita o desperdício plástico, papel e outros recursos utilizados na embalagem.
Precisa de roupas e acessórios? Faça uma escolha inteligente e bem pensada. Nem sempre um guarda-fatos cheio é sinónimo de riqueza ou de uma grande variedade. Monte conjuntos diferentes aproveitando as peças de roupa que já possui.
Roupas e acessórios, pesquise, estude e tire ideias de como quer ser vestir, aproveite peças de roupas que já possui e complemente com o que tem em mente, então prepare uma lista e vá as compras de forma consciente.
Equipamentos eletrónicos, realmente necessita deles? Se for o caso de não necessitar, repense e espere alguns dias antes de ir as compras, verifica a utilidade que terá e o espaço que irá ocupar no seu local.
Promoções, isso encaixa todas as dicas anteriores, tens na tua lista, realmente necessita? Uma dica pessoal, a promoção vai acabar hoje!? Volte no dia seguinte ou espere alguns dias até a sua compra, isso fará com que o “calor do momento” passe, evitando assim desperdício de uma compra indesejada e poupando dinheiro.
Mais Dicas Úteis para Reduzir o Consumo Desnecessário
- Evite produtos extremamente embalados, especialmente produtos que levam diversos materiais, como plásticos, papel e papel prata-alumínio. Para além de pagar mais caro por estas embalagens serão resíduos com alguma dificuldade para serem reciclados.
- Compre produtos a granel. Produtos maiores, em pacotes económicos ou concentrados, estes utilizam menos embalagens e geralmente tem um preço menor por quantidades e peso.
- Reduza seu consumo de água, abrindo menos a torneira, tomando banhos mais rápido, concertando pequenos vazamentos ou avarias no sistema hidráulico, a água também é um recurso importante.
- Reduza seu consumo de eletricidade, não deixe carregadores ligados a tomada enquanto não estão sendo utilizado ou equipamentos em modo de espera (standby), utilize lâmpadas de led, são mais económicas e justificam o preço e a qualidade. Infelizmente a energia não é tão limpa como parece, para se obter, é necessários destruir montanhas, criar barragens, desmatar e utilizar combustíveis fósseis, sendo muitas vezes para a construção destes equipamentos ou para sua instalação(painéis solares, energia eólica, geradores diversos).
- Os produtos descartáveis: como copos, pratos, talheres, guardanapos, lâminas de barbear, isqueiros e muitos outros utensílios, devem ser evitados, pois contribuem para o problema ambiental e custam mais porque devem ser substituídos continuamente.
- Escolha sempre produtos duráveis, que sejam bem construídos e com boas garantias. Eles irão durar mais tempo, não só irá poupar dinheiro no longo prazo, como também evitará o descarte em aterros sanitários.
- Se necessitar de fazer cópias em algum meio físico como o papel, faça cópias frente e verso sempre que possível ou até mesmo evite utilizando um meio digital.
- Suporte digital como e-mails, sms , utilize sempre que possível ao subscrever em bancos, contas de água, luz, telecomunicação, seguros, entre outros, evitando assim o consumo de papéis, plásticos, transportes ou outros desperdícios associados.
- Em condomínios, empresas e locais públicos, crie uma Vitrine ou Mural para as informação e publicidade, evitando assim a distribuição individual.
- Utilize guardanapos de pano em vez de guardanapos de papel.
- Utilize um pano de prato em vez de papel toalha.
- Utilize sacos de pano ou sacos reutilizáveis para suas compras.
- Utilize embalagens reutilizáveis para armazenamento de alimentos.
- Escolha usar transportes públicos, bicicletas, trotinetas, caminhe!, não só estará ajudando em sua saúde, como na redução do consumo de combustível e a manutenção deles, poupando dinheiro e reduzindo o desgaste do planeta.
Segundo ‘R’ dos Três R’s: Reduzir, REUTILIZAR e Reciclar
Muitas empresas e indivíduos acreditam que as embalagens recicláveis acabam por ser as mais sustentáveis. Embora a reciclagem de embalagens seja crucial, surpreendentemente, as embalagens reutilizáveis podem muitas vezes ser mais ecológicas a longo prazo.
O custo e a energia envolvidas na recuperação, triagem, reciclagem e depois no fabrico de novos materiais utilizados nas embalagens, acabam por ter um impacto ambiental bem considerável, mais um grande motivo para na hora da compra escolhermos de forma consciente e poder reutilizar a mesma embalagem ou produto várias vezes.
Você pode ter uma caixa cheia de coisas avariadas ou coisas que não usas mais, mas se tiveres a possibilidade de guarda-las para futuramente dar outro uso, faça-o por um bem maior. Pode também encontrar móveis, utensílios e eletrónicos usados por um preço bem irrelevante ou mesmo achá-los jogados perto de um contentor de lixo, conseguindo assim repará-los ou reinventá-los para dar uma nova utilização de um jeito bem criativo.
Em qualquer das situações, você está se dando ao trabalho de reutilizar o item, dando assim, um novo uso e aprendendo a reaproveitá-los de uma forma inteligente e consciente.
Como a maior parte dos objetos geralmente são feitos de plástico e outros materiais que tem um elevado custo e impacto para o meio ambiente, ao reutilizar os objetos, podemos a médio e longo prazo reduzir os custos que estes geram para o nosso planeta, juntos e de forma consciente conseguimos reduzir o Impacto Causado pelo Ser Humano ao Meio Ambiente.
Dicas Úteis para Reutilizar
- Pilhas recarregáveis podem ser reutilizadas diversas vezes e ajudam a reduzir o desperdício desnecessário, ao contrário das baterias normais, diminuindo a quantidade de resíduos químicos e tóxicos, que em sua grande parte não são recicláveis.
- Pneus usados podem ser reutilizados na construção de balanços, vasos e bancos.
- Madeira usada pode ser reutilizada em suportes, estantes, artesanato e em último caso serve de lenha para aquecimento ou para cozinhar.
- Recipientes como potes e frascos usados podem ser utilizados para guardar itens da cozinha, itens e outros objetos soltos, como pregos, parafusos, botões, especiarias, e diversas coisas que se encaixem nelas e aproveitar para dar asas a sua criatividade (existem muitas ideias na internet).
- Caixas, caixotes e outros Recipientes grandes servem perfeitamente para organizar fios, cabos, roupas, ferramentas e muitos materiais que estejam soltos ou espalhados pelo seu ambiente.
- Jornais tradicionais ou de publicidade podem ser reutilizados para embalar itens durante um transporte, para isolamento durante uma pintura ou em uma mesa de trabalhos para não sujar o riscar, são muito eficientes na limpeza de vidros, seja para retirar o pó ou secar. Não se esqueça que depois da sua reutilização podem ser enviados para a reciclagem.
- Papéis, as sobras de folhas de papéis e envelopes, podem ser reutilizados como pequenos blocos de notas ou esboços, podem cortá-los e padronizar o tamanho se acharem melhor, também pode reaproveitar em trabalhos escolares. Não se esqueça que depois da sua reutilização podem ser enviados para a reciclagem.
- Tecidos usados como jeans, camisetas, camisolas, qualquer tipo de roupa ou pano, podem ser utilizados como panos de limpeza ou transformados em bolsas, sacos, lençóis, toalhas de mesa, protetores de móveis e eletrodomésticos, há imensas possibilidades, deixe sua imaginação te guiar, pode encontrar diversos tutorias na Internet de como fazê-los.
- Contentores de transporte utilizados em navios e caminhões, podem ser reutilizados na construção modular de casas, escritórios, espaço para arrumos, entre muitas outras finalidades a que quiser dar-lhe uso. Em sua grande maioria são abandonados ou deixados de lado por não cumprirem os requisitos necessários para sua utilização. Existem uma grande quantidade que também caem nos mares, constituindo uma ameaça para a navegação, poluindo os mares com materiais tóxicos e não tóxicos, fora o custo e dificuldades para a sua reciclagem, representando um enorme problema de resíduos.
- Use a criatividade, procure tutorias pela internet para criar artesanatos com roupas velhas, frascos garrafas, vasos, potes ou qualquer outra coisa que consiga dar uma nova vida e reutilizá-los novamente.
- Doe, venda ou compre itens usados como livros, roupas, equipamentos eletrónicos ou outros itens que já não tenham utilidade para ti ou outra pessoa. O teu lixo pode ser o tesouro de outro.
- Reparar itens danificados irá permitir reutilizá-los , evitando a compra de um novo e todo o ciclo que vem a seguir, para a produção, embalagem, transporte e reciclagem deste item.
- Caixa de Compostagem. Construa ou aprovei um recipiente e faça a sua caixa de compostagem para colocar resíduos como borras de café, saquetas de chá usados, folhas, grãos, cascas, etc.
Terceiro ‘R’ dos Três R’s: Reduzir, Reutilizar e RECICLAR
Reciclar é o último recurso que deves utilizar desta hierarquia dos resíduos. Quando o resíduo chegar a este ponto, significa que ele será separado e triturado, transformado em matéria-prima para a construção de novos itens.
É importante saber o que pode ser reciclado e o que não pode, pois depende de uma série de fatores e faz parte de um processo para uma reciclagem eficiente.
Cada país e empresa segue regras na decisão e classificação do que se deve reciclar ou não. Tem vindo a acontecer muitos progressos no sentido da unificação das Empresas de reciclagem e Indústrias que processam os resíduos através de acordos que melhoram e aceleram o processo de reciclagem.
No que toca a separação dos resíduos recicláveis, os contentores estão divididos por cores que pode haver uma variação em alguns países, cada cor leva um tipo específico de resíduo.
Caso o seu país ou cidade ainda não tenha adotado este método de separação de resíduo, procure informações junto a algum órgão público que esteja mais direcionado a recolha dos resíduos (lixo urbano) para obter estas informações.
Vamos agora aprender como você pode separar cada tipo de resíduo e qual cor dos contentores que cada item se encaixa!, abaixo serão apresentados os três contentores básicos, e depois o que cada contentor poderá receber :
- Contentor Amarelo: Plástico e Metal
- Contentor Azul: Papel e Cartão
- Contentor Verde: Vidro
- Contentores Diversos: Alguns itens que não se enquadram acima
O que pode ser Reciclado
1 – Contentor Amarelo: Plástico e Metal
- Embalagens de plástico
- Pacotes e caixas de bebidas
- Latas
- Sacos de plástico
2 – Contentor Azul: Papel e Cartão
- Caixas de cartão – papelão
- Revistas e jornais
- Papel de escrita e impressão
- Envelopes
- Folhetos
3 – Contentor Verde: Vidro
- Garrafas
- Frascos
- Boiões
4 – Contentores Diversos: Alguns itens que não se enquadram acima. Ainda podemos encontrar contentores em supermercados ou outros locais próprios para descarte de:
- Óleos alimentares usados
- Óleos de motor e lubrificantes,
- Pilhas e baterias
- Lâmpadas
- Equipamentos eletrónicos
- Entulhos e restos de construção como: tijolos, pedras e cerâmicas que podem ser triturados e reutilizados como piso e enchimentos de buracos.
- Pneus podem ser encaminhados ao serviço de reciclagem apropriado, e ser reaproveitado em pavimentação de passeios e parques.
O sistema de recolha e reciclagem pode variar em diferentes países, aceitando ou não reciclar alguns tipos de resíduos, pois dependem dos acordos entre os órgão públicos e as empresas de reciclagem.
Apesar da grande evolução no sistema de reciclagem, ainda existem alguns tipos de itens que não podem ser reciclados infelizmente!
O que não pode ser Reciclado
- Papel gorduroso, como pratos de papel embebidos em óleo e caixas de pizza
- Toalhas, guardanapos e lenços de papel
- Fraldas usadas, absorventes femininos e papel higiénico
- Espelhos e cerâmicas, como: chávenas, pratos, taças, etc
- Plásticos filme e sacos plásticos engordurados ou com material químico
- Esferovite/Isopor ou outro tipo de poliestireno expandido (EPS)
- Também, alguns dos itens descritos nos Contentores Diversos, caso na sua localização não recicle.
Não deixe de entrar em contacto com a sua autarquia, órgão público ou outro responsável pela coleta do lixo ou reciclagem para obter mais informações do que pode ser reciclado em sua área.
É também de muita importância termos em conta que para um item ser reciclado existe toda uma economia por trás disso:
- Será necessário existir tecnologia e equipamentos para por a reciclagem de determinado material em prática;
- Uma empresa que tenha esta tecnologia e um comprador para seu produto;
- Um acordo entre a empresa e os órgãos públicos responsáveis pelo tratamento do lixo urbano;
- Toda esta economia deve funcionar, incluindo a si que deverá saber ter as decisões mais acertadas na escolha e separação do seu lixo.
Quais são os benefícios de aplicar os “Três R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar”
- Diminuir o uso de recursos naturais e aproveitar a energia despendida em sua produção;
- Manter o planeta menos explorado possível, evitando: escavações, desmatamento, extinção da flora natural, de animais e de plantas;
- Haverá redução na quantidade de resíduos deitados no meio ambiente, reduzindo a chance de acidente ambientais com químicos e outros resíduos tóxicos;
- Reduz automaticamente a poluição do ar com a evaporação dos gases tóxicos;
- Reduz a chance de contaminação das nossas águas, como: lençóis freáticos, rios e mares;
- Evita a queima de lixo e resíduos de forma aleatória e descontrolada;
- Permite-nos gerir os resíduos de uma forma ecológica, diminuindo o risco de danos ambientais;
- Uso eficiente dos recursos já produzidos, reprocessando-os múltiplas vezes;
- Incentiva o desenvolvimentos da tecnologia para a reciclagem e reutilização dos resíduos;
- Incentiva a criação de empresas e empregos na área da reciclagem e reutilização;
- Incentiva o uso de energias renováveis;
- Incentiva na área da gestão ambiental, de recursos e da economia.
Não se esqueça, como explicado anteriormente, alguns produtos você pode reciclar por conta própria se o local onde vive não possuir um sistema de coleta de resíduos orgânicos, você pode criar uma caixa ou um sistema de compostagem e reaproveitar restos de alimentos, legumes, frutas, papel gorduroso, toalhas, borras de café, saquetas de chá, etc.
Agora que temos uma noção básica e muito importante sobre os Três R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, principalmente do que poderá ser ou não reciclado, tenha em conta que ao adquirir um produto, devemos sempre analisar o material que o torna reciclável e devemos fazê-lo de forma consciente e com sabedoria, isso irá fazer uma enorme diferença no final de vida do produto, seja para sua reutilização ou reciclagem. O último caminho que o resíduo deve tomar em seu final de uso é o lixo residual, sendo este despejado em um aterro público.
A seguir um comentário que acho muito pertinente nos dias atuais, foi escrito em 2010 por uma leitora do Blogue, a Daniela e está transcrito da forma original:
“A reciclagem é importante porque é preciso aprendermos a cuidar de nós, do nosso futuro e dos dias de hoje. Infelizmente, ainda há muita gente que se limita a fazer o lixo e depositá-lo nos caixotes do lixo tradicionais, sem pensar nas consequências para o ambiente e para todo o sistema equilibrado que é a Terra. Algumas pessoas fazem-no apenas por preguiça, não pensando o quanto é fútil e egoísta não querer andar um pouco a pé ou fazer esforço para separar o lixo para o devido ecoponto mas prejudicar tudo o que nos rodeia.
Reciclar, devemos colocar os objectos nos ecopontos para serem novamente utilizados.
Reduzir, devemos diminuir a quantidade de objectos que utilizamos e utilizar aquelas que nos são mesmo indispensáveis.
Reutilizar é utilizar o máximo de vezes o mesmo objecto, por vezes dando-lhe outras finalidades.
Mesmo sabendo que está e prejudicar o ambiente, o homem continua a não valorizar os Três Rs.
Portugal ainda é um dos Países da União Europeia que menos realiza o processo da reciclagem, mas, felizmente para todos nós, isso tem vindo a melhorar consideravelmente. Dados da SPV (Sociedade Ponto Verde) indicam que a reciclagem tem sofrido um aumento de ano para ano.
Para ajudar o ambiente:
-as indústrias deveriam optar pelo fabrico de embalagens mais leves;
-devemos reduzir a produção de lixo;
-evitar desperdícios desnecessários.
Texto para colocar no fim:
Por isso, já sabes, reduzir; reutilizar e reciclar ajudam a melhorar a tua vida.“
Fontes:
Última Atualização: 20/12/2023
56 respostas
Adorei. Sabe, é muito bom saber que ainda existem pessoas que se preocupam com o meio ambiente nessa sociedade conturbada. Parabéns!!
Adoro quando vejo estas publicações sobre o meio ambiente.´Pena que ás pessoas na sua maioria tah pouco se “lixando” prá o que a natureza tah sofrendo. Jogam lixos de todas ás espécies das ruas, praças, avenidas, rios, mar e depois qdo a natureza reage aparecem na tv chorando “Buá, buá, buá, perdí tudoooooooooo” lógico, se a primeira coisa que perdeu foi a vergonha na cara e o respeito pela natureza. Usem os três R’s da Sustentatibilidade: REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR” e veja. A mãee natureza agradece
Os 3 Rs devem esta sempre presente em nosso dia a dia.. REDUZA, REUTILIZE E RECICLE , é fundamental…
Muito bom isso nós que somos alunos temos que aprender mais e mais sobre as questao a dita muito bom mesmo ajuldol muito !
atenciosamente : Jackson Júnior
legal os 3 r’r se todo mundo colaborase o ambiente não acabaria
Sempre senti vontade mudar o mundo pra melhor esse mundo esta sem direção