Esta questão anda em muitos blogues e diversos sites, ao meu ver, quanto mais melhor, pois sempre podemos tirar partido das experiências e dicas de outras pessoas que praticam este modo de vida mais do que essencial a todos.
Cada vez mais sentimos a necessidade de nos ligarmos ao planeta, pois somos parte de um grande eco-sistema, existem as exceções no exemplo das pessoas “que mal tem tempo para viver suas próprias vidas” pois acho que o próprio planeta se encarregará desta nova consciência.
O animais e plantas sempre viveram em plena harmonia com tudo que os rodeia, até ao ponto em que surgiu o homem, veja as seguintes frases retiradas do filme “Home – O Mundo é a Nossa Casa” (2009), aliás para quem ainda não assistiu, vale a pena conferir.
“Você tal como eu, é um Homo Sapiens. Um “Humano Inteligente”. A vida, um milagre no universo, apareceu a cerca de 4 biliões de anos, e nós “Humanos”, há apenas 200 mil anos. No entanto, conseguimos quebrar o equilíbrio que é tão essencial à vida.”
“Alguns especialistas afirmam que temos menos de dez anos para mudar nossos padrões de consumo e de inverter a tendência antes que o dano seja irreversível, corremos o risco de perder a única casa que nós jamais poderemos ter.”
Nós desde que nascemos, consumimos e produzimos imenso lixo. Isso tem acontecido e feito parte deste sistema que praticamente é transmitido durante muitas gerações, pois deste que começamos a perceber alguma coisa, somos ensinados a consumir, sem pensar como aquilo foi produzido ou saber como a matéria prima foi extraída, existem muitos pormenores que não serão abordados aqui, mas que é facilmente encontrado através de pesquisas (atenção que existem muitas coisas úteis e inúteis, procure saber diferenciar).
Vou citar algumas dicas e experiências que adquiri (espero aprender ainda mais) e as utilizo no meu dia a dia, tenho muita coisa que gostaria de passar a vocês, mas foge ao tema deste blogue:
Alimentação:
- Procure consumir mais frutas e legumes, dê preferência aos comprados em feiras e comércios locais, de produção local ou nacional.
- Fui um grande consumidor de carnes, já quase não consumo carnes (só não abandonei totalmente pelo lugar onde habito ainda consumirem), o modo em que o animais são criados e abatidos foi um dos fatores, outros fatores são a quantidade de energia e destruição que gera a criação dos animais. Em termos nutricionais existem muitos alimentos que suprem estas proteínas.
- Nos produtos embalados, procure optar por consumir coisas que possuem embalagem que sejam totalmente reaproveitáveis e recicláveis.
- Quando for fazer compras ou for a acompanhar alguém, leve sempre um saco de pano ou reutilizável.
Transportes:
- Tente usar o máximo que puder os transportes públicos (se for o teu caso)
- Sempre que você precisar de comprar alguma coisa, compre em locais próximos, caminhe, faz bem a ambos, a tua saúde e a natureza agradecem
- Se você precisar de adquirir um veículo, escolha um suficiente para você e para as tuas necessidades, existem muitos veículos amigos do ambiente hoje em dia (elétricos, híbridos, de baixa cilindrada, etc).
Habitação:
- Escolha uma habitação que seja o suficiente para você ou para a tua família
- Se adquirir um nova opte pelas seguem as normas energéticas (baixo consumo de energia, mantém a temperatura ambiente sempre igual, paredes e vidros duplos, aquecimento solar, boa passagem de luz natural, etc. )
- Se já possuir uma, revise as lâmpadas, se puder optar, escolha as de LED (mais vida útil e mais económicas), se utilizar aguas quentes, utilize um termo-acumulador solar (estão mais acessíveis hoje em dia)
- Escolha sempre equipamentos de baixo consumo para a sua casa, olhe a descrição do produto e pesquise outros similares antes de os comprar.
- Se puder produzir a tua energia, seja qual for o meio de produção (solar, eólica, hidráulica) produza, até possivelmente pode vender a energia que não utilizar a companhia de energia elétrica. Um exemplo que fiz aqui, comprei um bateria pequena de 12v gel e fiz uma pequena caixa em madeira com uma ligação tipo isqueiro de carro, coloquei um painel solar pequeno para carregar a bateria, esta utilizo para carregar os telemóveis (celulares), leitor mp3, pilhas recarregáveis e outras coisas mais.
Outros:
- Quando você for fazer compras, seja qual for o produto, escolha os de produção nacional e local.
- Compre em comércios próximos da sua residência, quando tiver dúvidas quanto aos preços, calcule os gastos que você terá para se locomover até local e se compensa a poluição que irá causar.
- Compre somente o que você realmente precisa, muitas vezes mais vale você ter o dinheiro guardado para um emergência do que ter muitas coisas de que nunca vai precisar.
- Aplique os Três R’s em tua vida (reduza, reutilize e recicle)
- Pode sempre aproveitar os restos de vegetais para produzir adubo orgânico e utilizar o mesmo em uma horta de varanda ou quintal, assim você pode diminuir o lixo produzido e ainda ter alguns alimentos orgânicos em casa
- Deixe mais tempo para viver esta vida, bem como passear, estar com as pessoas que gosta, praticar desportos (esportes) ao ar livre quando houver condições.
Lembre-se de viver para ti e para o planeta, somos um todo, todos sentimos…, pense em tudo que aqui habita. Viver é tão simples, quanto termos: “ar, água, alimento, agasalhos e abrigo”.
Agora quem quiser partilhar do seu modo de viver por um planeta melhor, deixo este espaço para os seus comentários.
Uma resposta
Eu coloquei , lixos diferesntes de plástico , papel e etc .. coloquei no meu quarto !